5 formas de aproveitar uma pausa de 10 minutos no trabalho

5 formas de aproveitar uma pausa de 10 minutos no trabalho

Tira as mãos do teclado para fazer uma pausa no trabalho! Ao reservares apenas dez minutos para ti mesmo, descobrirás que tens mais energia e és mais eficiente quando voltares ao trabalho. Por isso, desliga esse ecrã, tira o som do telefone e experimenta algumas destas sugestões para uma pausa de dez minutos no trabalho eficaz.

Faz uma massagem a ti mesmo
Uma automassagem pode não só aliviar músculos cansados e doridos, mas pode também motivar e dar energia. Sentes-te tenso por estar sentado ao computador muito tempo? Faz movimentos circulares para cima e para baixo na coluna com os nós dos dedos, o mais alto que conseguires alcançar e, em seguida, coloca os braços em torno de ti mesmo para alongar a parte superior das costas. Se tiveres uma bola de ténis no saco do ginásio, descalça os sapatos e rola a bola sob o pé pressionando para baixo, para uma ótima massagem aos pés. Uma massagem às mãos com creme hidratante também rejuvenesce e hidrata as mãos cansadas.
Uma curta automassagem pode imediatamente acalmar e relaxar músculos doridos. A segunda vantagem desta técnica é mental: o ato de nos concentrarmos inteiramente no nosso corpo permite ao cérebro relaxar.

Recupera energia com um lanche saudável
Recarrega as baterias com uma peça de fruta ou um punhado de frutos secos sem sal. Lembre-te de beber água também - é fácil esquecer, mas a hidratação irá ajudar-te a manteres-te acordado e motivado. Sempre que beberes ou comeres, não o faças enquanto estiveres a trabalhar. Tira alguns minutos para desfrutares da tua bebida ou lanche por forma a apreciar melhor o momento.

Estimula o cérebro
Se sentires que a tua concentração está a dispersar, é tempo para o descanso no trabalho; para e faz uma pausa de dez minutos. Os exercícios mentais rápidos são ótimos para acordar o cérebro e para a concentração. Tenta completar um Sudoku em dez minutos, calcular quantos quilómetros correste esta semana, ou até escrever um pequeno poema! Atividades mentais curtas e intensas que forçam a mente a focar-se são excelentes para treinar o cérebro e melhorar a memória. Existem vários websites que oferecem exercícios mentais, mas o ideal é que te afastes do computador.

Larga o computador
Os olhos podem ficar cansados, vermelhos e inchados de olhar para um ecrã todo o dia, por isso faz uma pausa no trabalho e afasta-te do rato. Uma caminhada rápida de dez minutos, na rua se possível, irá manter-te desperto e dar aos teus olhos um bom exercício: estar ao ar livre testa a tua visão de longa distância. Usa o tempo para te concentrares em pensamentos não relacionados com o trabalho ou para fazer um recado.

Medita com música
Põe uma música calma a tocar e usa a pausa de dez minutos no trabalho para meditar. Começa por respirar longa e profundamente - inspira pelo nariz e expira pela boca - o que irá ter um efeito calmante instantâneo, e deixa a tua mente vaguear. Se escolheres uma faixa de música de 10 minutos, não precisas de te preocupar em perder a noção do tempo: quando a música parar, é voltar ao trabalho! Se a meditação não é a tua onda ou se estás preocupado em adormecer acidentalmente, escolhe uma das tuas músicas alegres favoritas. Bate os pés, abana esses ombros e sente a energia...

Estas sugestões de pausas de dez minutos vão deixar-te calmo, motivado e pronto para voltar ao trabalho! E da próxima vez, podes experimentar 15 minutos de descanso do trabalho.
"Os exercícios mentais rápidos são ótimos para acordar o cérebro e para a concentração."

  • Url copied to clipboarb

2019 Danone Ltd. All Rights Reserved

* Activia contém culturas vivas do iogurte que são probióticos porque melhoram a digestão da lactose do produto em indivíduos com dificuldades de digestão da lactose. Deverá ser consumido integrado numa alimentação e estilo de vida saudáveis.

** Activia contém cloreto presente de forma natural, que provém de sais minerais e que contribui para uma digestão normal através da produção de ácido clorídrico no estomago. Deverá ser consumido integrado numa alimentação e estilo de vida saudável.

PT