As regras de ouro de uma alimentação equilibrada

As regras de ouro de uma alimentação equilibrada

Conheces a importância de uma alimentação equilibrada e saudável, mas às vezes a tua vida ocupada pode dificultá-la. Estas cinco regras simples são fáceis de recordar e ajudarão a manter o teu corpo em perfeito estado!

Começa com um pequeno-almoço saudável
Assim que acordas, é importante começar o dia da melhor forma, com uma alimentação equilibrada. Há muito tempo que os nutricionistas aconselham: é essencial comer um pequeno-almoço saudável e nutritivo todas as manhãs. Porquê? Porque inicia o metabolismo e dá-te energia para o dia que tens pela frente. Se chegares ao trabalho com o estômago a dar horas, será mais difícil concentrares-te e é mais provável que vás petiscando ao longo da manhã. As boas opções de alimentos para um pequeno-almoço completo, variado e equilibrado incluem, por exemplo, fruta, aveia e iogurte natural.

Evita snacks pouco saudáveis
Um dos teus colegas trouxe bolachas caseiras e deixou-as na mesa para partilhar com todos... o que deves fazer? Por muito tentadoras que sejam, deves evitá-las. Para situações como esta, leva sempre uma peça de fruta para o trabalho. Irá dar-te alguma da energia que o teu corpo necessita, mas sem excessos de açúcar ou gordura!

Refeições mais pequenas, com mais frequência
Quando chega a hora do almoço, muitas vezes comemos mais do que o necessário porque estamos com muita fome. Não chegues a este ponto e, em vez disso, divide as refeições em porções menores por forma a comer a cada 3 horas. Assim, nunca ficarás com tanta fome nem terás necessidade de comer em excesso. Se preparares várias caixas Tupperware com antecedência para levar para o trabalho, não sentirás a tentação de ir ao bar, e, além disso, vais economizar bastante!

Acertar nas proporções
Quando se trata do teu prato, uma forma fácil de garantir uma alimentação equilibrada é certificares-te de que metade contém vegetais não-amiláceos ou salada. Acredita nas folhas! Os vegetais folhosos verde-escuros, como o espinafre, a couve-galega, as folhas de mostarda e a chicória, não só são saborosos, mas também estão recheados de fibra e carotenoides. Outros 25% do teu prato devem conter proteína magra, como frango sem pele ou peru. Os restantes 25% devem conter hidratos de carbono, dos quais os mais saudáveis são os integrais e com baixo índice glicémico (batata doce, lentilhas, grão-de-bico, etc.). Ao manter as proporções 50:25:25 em cada refeição, irás garantir ao teu corpo uma alimentação equilibrada em nutrientes.

Bebe água
Muitas vezes confundimos o ter sede com estar com fome. Poucas pessoas bebem água suficiente, por isso lembra-te de ter sempre uma garrafa contigo e tenta beber regularmente durante todo o dia. Quando o corpo está desidratado, é normal sentir cansaço, dores de cabeça, tonturas, boca seca e pele seca. Adquire o hábito de beber um copo de água logo pela manhã, com o café no trabalho, durante e após o almoço e antes de ir para a cama. Fazer da água parte da rotina diária é uma boa maneira de garantir a hidratação.

Ao seguir estas regras de ouro para uma alimentação equilibrada e saudável, o teu corpo vai sentir-se mais saudável, mais feliz e mais enérgico. Tens alguma sugestão sobre como fazer uma alimentação equilibrada quando se tem um estilo de vida ocupado?

"Se preparares várias caixas Tupperware com antecedência para levar para o trabalho, não sentirás a tentação de ir ao bar, e, além disso, vais economizar bastante!"

  • Url copied to clipboarb

2019 Danone Ltd. All Rights Reserved

* Activia contém culturas vivas do iogurte que são probióticos porque melhoram a digestão da lactose do produto em indivíduos com dificuldades de digestão da lactose. Deverá ser consumido integrado numa alimentação e estilo de vida saudáveis.

** Activia contém cloreto presente de forma natural, que provém de sais minerais e que contribui para uma digestão normal através da produção de ácido clorídrico no estomago. Deverá ser consumido integrado numa alimentação e estilo de vida saudável.

PT