Benefícios da música para o espírito e o corpo

Benefícios da música para o espírito e o corpo

Quer seja clássica, jazz, eletrónica ou rock, são muitos os benefícios da música para o corpo e a mente. Dependendo do tipo de composição, pode ser calmante ou estimulante.

Segundo um ditado popular, “a música acalma as feras”. Atualmente temos provas de que a música que contribui, de facto, para um sentimento interior de harmonia. Acalma a correria diária, liberta a tensão e alivia o stress. Um ritmo lento tem um impacto positivo no nosso batimento cardíaco e acalma a nossa respiração. Depois de um intenso dia de trabalho, com todos os ficheiros e relações que temos de gerir, nada melhor do que relaxar com alguma música a caminho de casa, ou por alguns minutos no teu quarto. Toda a família beneficia quando ouve música na sala de estar.

A música melhora o humor

A música pode afastar o mau humor ou dar-te ânimo quando te sentes em baixo. O prazer que sentimos quando escutamos música aumenta a secreção de dopamina no cérebro, a hormona do prazer. Desta forma, o cérebro regula emoções negativas e faz-nos sentir felizes. Se o teu filho adolescente insiste que a música R&B o faz sentir no topo do mundo, é verdade. A música, especialmente os sons graves, provoca uma sensação de poder e aumenta a autoconfiança*. Ouvir música enquanto corres pode ser uma distração da dor muscular e facilitar o esforço, fazendo-te sentir como se estivesses a levantar voo.

A música promove a produtividade

Qualquer que seja o ritmo, é um grande estimulante e dá-te energia e coragem quando precisas de lidar com uma tarefa específica. Uma doce melodia, de preferência um instrumental – dado que as vozes podem frequentemente ser uma distração – é uma ferramenta maravilhosa para uma melhor concentração. Para alguns, pode ser jazz eletrónico e, para outros, há benefícios na música clássica. Ouvir música no trabalho é uma boa maneira de afastar distrações, como e-mails, Facebook ou conversas próximas. Podes concentrar-te melhor, focar-te mais nas tarefas e ser mais eficaz.

  • Url copied to clipboarb

2019 Danone Ltd. All Rights Reserved

* Activia contém culturas vivas do iogurte que são probióticos porque melhoram a digestão da lactose do produto em indivíduos com dificuldades de digestão da lactose. Deverá ser consumido integrado numa alimentação e estilo de vida saudáveis.

** Activia contém cloreto presente de forma natural, que provém de sais minerais e que contribui para uma digestão normal através da produção de ácido clorídrico no estomago. Deverá ser consumido integrado numa alimentação e estilo de vida saudável.

PT