Benefícios do yoga para o corpo e a mente

Benefícios do yoga para o corpo e a mente

Para algumas mulheres que lutam para conseguir equilibrar a carreira, a família e a vida social, os benefícios do yoga para a mente e o corpo podem não parecer evidentes — um desperdício de tempo ou demasiado "New Age." Outras podem estar céticas em relação à prática básica do yoga de passar de uma postura invulgar para outra, algumas exigindo um sentido de equilíbrio que pode muitas vezes parecer um número de circo.

Contudo, o yoga não é um nenhum tipo de exibição de ginástica nem um número acrobático; é uma disciplina antiga proveniente da Índia que treina a mente tanto quanto o corpo. Quer o estilo de yoga seja delicado, como o Hatha, ou mais energético, como o Ashtanga, os benefícios para o corpo e a mente de uma prática regular de yoga são conhecidos desde há décadas: corpo tonificado, maior flexibilidade, músculos mais fortes e maior equilíbrio.

O yoga também promove a ligação entre a mente e o corpo. Quando foi a última vez que conseguiste esvaziar a mente?

Nada é mais relaxante do que ficar sentado em posição de lótus (sentado de pernas cruzadas) em silêncio e concentrado apenas na respiração, seguindo a inspiração e a exalação. Até as posturas mais dinâmicas te vão ajudar a sentires-te mais centrado no teu corpo e mais equilibrado. Este sentimento de ligação e harmonia entre a mente e o corpo transmitido pelo yoga também nasce do movimento através de uma prática mais dinâmica em cadeia (sequência de movimentos).

"Convido sempre as pessoas a explorarem os seus corpos: a dobrar os joelhos, levantar os braços, mover a anca da esquerda para a direita. É uma forma de se apropriarem das posturas ao ficarem concentradas nas sensações," explica Hermine Prunier, um instrutor de yoga em Paris.

O que interessa não é puxares por ti mesmo até à exaustão, mas completar todos os movimentos da forma mais consciente possível. A posição de Shavasana — deitado de costas, a relaxar completamente o corpo e a limpar a mente — pode até ajudar-te a sentires-te mais equilibrado e a ter um sono muito mais profundo. Ao ativar a produção de GABA (o neurotransmissor do relaxamento), esta disciplina ajuda a combater o stress e as insónias. Ao abandonar o stress, tanto da mente como do corpo, vais sentir que consegues aproveitar os momentos da vida de forma plena e equilibrada, principalmente se forem passados com os teus entes mais queridos.

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