Coisas que dão significado à vida — a valorização pessoal

Coisas que dão significado à vida — a valorização pessoal

Louise, 43 anos de idade. É mãe solteira, muito ativa como jornalista. Gosta de passar tempo com amigos, mas também de ser uma mentora para a sua filha. Em seguida, ela partilha a sua história.

"Quando percebi que a minha vida era tão acelerada que eu já não conseguia apreciar o quão boa era, cheguei à conclusão que me faltava algo importante: a valorização pessoal e a autoestima. Então, organizei-me. Mimava-me com pequenas coisas que me ajudavam a estar em harmonia comigo mesma e a desfrutar profundamente da vida e do dom da atenção plena. Por exemplo, agora desfruto plenamente de boa comida. Comida simples. Mas algo de que eu goste, não apenas alimentar-me à pressa ou com restrições de dietas difíceis. Ou tiro tempo para uma atividade que gosto. Ou até para não fazer nada – em vez de encher a minha agenda sem pensar sobre o que prefiro ou o que me faria bem. Além disso, espero algum tempo antes de comprar algo, para o desejar, pensar nisso, fantasiar, sonhar, preparar o momento da entrega e para comemorar esse momento depois de o ter ansiado.

Também aprendi a valorizar a importância de esvaziar a minha mente, ouvir o silêncio e assim perceber o que a vida tem para me oferecer. Isto permite-me apreciar inteiramente o que está à minha volta, ser consciente de todas as coisas e escolher em quais me quero focar e quais não me interessam. Para escolher de novo a música que quero ouvir, para redescobrir, organizar e escolher que roupas mantenho e de quais me quero livrar, para me centrar na minha valorização pessoal. Também se aplica às chamadas de telefone: decido quando atendo ou não; faço isto com a minha caixa de entrada, perguntando-me se quero realmente ler este e-mail agora ou mais tarde, pensando sobre as pessoas com quem eu quero mesmo passar tempo ou não... Quando sou capaz de arranjar espaço na minha vida para todas estas pequenas coisas, aprendo a valorizar estes momentos simples que podem parecer vulgares e insignificantes. Assim, sinto-me mais forte e realizada, com muito mais autoestima."

  • Url copied to clipboarb

2019 Danone Ltd. All Rights Reserved

* Activia contém culturas vivas do iogurte que são probióticos porque melhoram a digestão da lactose do produto em indivíduos com dificuldades de digestão da lactose. Deverá ser consumido integrado numa alimentação e estilo de vida saudáveis.

** Activia contém cloreto presente de forma natural, que provém de sais minerais e que contribui para uma digestão normal através da produção de ácido clorídrico no estomago. Deverá ser consumido integrado numa alimentação e estilo de vida saudável.

PT