Como aumentar a criatividade

Como aumentar a criatividade

Ser naturalmente criativo é muito útil tanto na tua vida pessoal como profissional: permite pensar de forma mais aberta, encontrar soluções para problemas aparentemente impossíveis de solucionar e confere uma sensação de originalidade a tudo o que fazes. Aqui ficam algumas sugestões para tirares o maior partido da sua criatividade no trabalho e nos teus tempos livres.

Criatividade no trabalho
Não há melhor lugar para desenvolver ideias do que o trabalho, pois os teus colegas e clientes vão apreciar e tirar proveito do teu impulso criativo!

Certifica-te de que o teu ambiente de trabalho é propício a exercitar a criatividade. O que é que isto implica? Uma atmosfera confortável e com muita luz irá libertar a tua imaginação. Faz pausas curtas e regulares para refrescar a mente e deixar que essas ideias se conjuguem naturalmente.

Se estiveres pressionado com um prazo apertado, configura um alarme, tira o relógio, guarda o telemóvel e avisa os colegas que precisas de algum tempo para ti. Se não estiveres focado nos segundos a passar, ou se não tiveres alguém a olhar por cima do seu ombro, a tua mente relaxará e a imaginação vai assumir o controlo.

Criatividade no tempo livre
O teu tempo livre é a altura em que a tua criatividade pode realmente soltar-se sem teres de te concentrar em projetos relacionados com o trabalho. Aproveita para aumentar a criatividade sempre que tiveres períodos de descanso anotando dez ideias diferentes. Estas podem estar relacionadas com qualquer coisa: desde maneiras de comemorar o aniversário de um amigo às diferentes utilizações de um clipe (um teste usado num estudo para avaliar a criatividade.) Pensa nisto como um exercício de aquecimento para a tua imaginação!

Experimentar novos passatempos é uma ótima maneira de tirar o máximo proveito da tua criatividade. É quando nos deparamos com situações novas e estimulantes que as nossas mentes se desenvolvem. Atividades a experimentar podem incluir uma aula de fotografia, aprender a tocar um instrumento novo ou desafiares-te com uma receita difícil.

Falando em desafios, assegure-se de que não cai numa rotina no seu tempo livre, definindo desafios criativos e inspiradores. Consegues preparar um jantar delicioso apenas com cinco alimentos? Consegues desenhar todas as pessoas que viste no comboio hoje? Se apenas pudesses utilizar uma palavra para descrever cada membro da tua família, qual seria? Estes pequenos jogos restritivos forçam as nossas mentes a concentrar-se, recordar, imaginar e pensar.

Para aumentar a criatividade, assegura-te de que dormes o suficiente todas as noites. Não dormir bem vai fazer-te sentir cansado e sem foco de manhã, o que não incentiva a imaginação! Uma boa noite de sono e muita hidratação é a receita perfeita para uma mente criativa, dentro e fora do escritório.
Sentes-te inspirado? Vamos exercitar a criatividade!

"É quando nos deparamos com situações novas e estimulantes que as nossas mentes se desenvolvem."

  • Url copied to clipboarb

2019 Danone Ltd. All Rights Reserved

* Activia contém culturas vivas do iogurte que são probióticos porque melhoram a digestão da lactose do produto em indivíduos com dificuldades de digestão da lactose. Deverá ser consumido integrado numa alimentação e estilo de vida saudáveis.

** Activia contém cloreto presente de forma natural, que provém de sais minerais e que contribui para uma digestão normal através da produção de ácido clorídrico no estomago. Deverá ser consumido integrado numa alimentação e estilo de vida saudável.

PT