Energia para todo o dia: 9 ideias para um pequeno-almoço saudável e apelativo para toda a família

Energia para todo o dia: 9 ideias para um pequeno-almoço saudável e apelativo para toda a família


Como qualquer mãe ou pai, sabes que o pequeno-almoço é realmente a refeição mais importante do dia. É essencial que os teus filhos comam uma refeição nutritiva e equilibrada antes de irem para a escola, para que possam manter bons níveis de energia e aproveitar ao máximo o dia. Aqui ficam 9 ideias de pequenos-almoços saudáveis, apelativos e rápidos que todos da família irão gostar.

Pequenos-almoços saudáveis são sempre uma prioridade para ti e para a tua família, por muito ocupado que seja o dia ou as exigências que os esperam. Mas com reuniões marcadas cedo, alarmes a tocar e crianças a quem dar banho e vestir, pode ser desafiante tornar os pequenos-almoços em momentos de calma com a família e com alimentos saudáveis. Por vezes, é necessário ser criativo para garantir que os mais pequenos comem um pequeno-almoço saudável e energético antes de irem para a escola.

A forma mais fácil de motivares os teus filhos a desfrutar do pequeno-almoço é torná-lo num jogo: um em que podem participar, para que "se sintam mais adultos". Envolve-os: deixa-os ajudar a barrar a manteiga na torrada, a pôr a mesa ou a deitar o muesli e o iogurte nas tigelas. Outro truque é adicionar cor e humor: dispõe a fruta fresca nos pratos das crianças na forma dos seus animais favoritos, por exemplo.

Panquecas
Um grande favorito das crianças. Podes adicionar disfarçadamente farinha de trigo-sarraceno na massa para as tornar mais nutritivas e poupar tempo de manhã fazendo a massa antecipadamente. Pode ser mantida no frigorífico até 48 horas. Para fazer panquecas integrais mais atrativas, adiciona mirtilos ou outras frutas para fazer "caras".

Muesli caseiro
Combina aveia, frutos secos simples e frutas desidratadas sem açúcar (passas, damascos, ameixas, maçã, etc.), e uma pitada de sal para fazer um muesli caseiro delicioso. É um pequeno almoço saudável e especialmente saboroso e nutritivo quando servido com iogurte.

Papas de aveia com fruta
Umas papas de aveia integral, quentes e aconchegantes, demoram apenas 15 minutos a fazer no fogão ou 5 minutos no micro-ondas. Podes adicionar banana e mel ou maçã e canela, para um mimo matinal que as crianças vão mesmo apreciar. Dá preferência aos flocos de aveia integrais em detrimento dos instantâneos, que são excessivamente processados e frequentemente têm muito açúcar.

Ovos com torrada ou queques
Quer sejam escalfados, mexidos ou estrelados num pouco de azeite, os ovos são uma ótima opção uma ou duas vezes por semana, se os teus filhos preferirem pequenos-almoços mais salgados. Serve-os com torradas integrais ou um queque.

Scones
Este bolinho que se esfarela facilmente constitui uma parte de um pequeno-almoço energético e delicioso, especialmente quando servido com frutas frescas como acompanhamento. Adiciona passas ou damascos secos para uma doçura natural e fibra extra.

Torradas com manteiga de amendoim e banana
Geralmente as crianças adoram manteiga de amendoim — e numa torrada integral, este é um pequeno-almoço saudável e energético, nutritivo e rico em proteínas que manterá os níveis de energia elevados. A banana é uma fonte de potássio, e podem usar fatias desta fruta para fazer caras divertidas na torrada.

Pudim de arroz
Cremoso, delicioso e uma boa fonte de cálcio, o pudim de arroz é um mimo que as crianças vão adorar. Para uma maior nutrição, adiciona fruta fresca, como pêssegos ou mirtilos maduros, se possível.

Batidos de fruta fresca e iogurte
Com uma combinação ideal de proteínas, vitaminas e cálcio, os batidos de fruta fresca misturada com iogurte natural são uma componente de um pequeno-almoço saudável que as crianças geralmente apreciam. Dependendo da época, podes experimentar combinações como banana-laranja, manga-morango ou pera-kiwi-mirtilo — afinal, as crianças adoram variedade.

Para um mimo ao fim de semana: rabanadas
Este mimo ocasional de fim de semana é perfeito quando tens sobras de pão. Bate uns ovos com leite, um pouco de açúcar, canela e noz-moscada, e em seguida mergulha o pão na mistura antes de dourar as fatias numa frigideira com manteiga. Saboreia com xarope de ácer e fruta fresca a acompanhar, para um pequeno-almoço familiar mais nutritivo.

Tens outros segredos para pequenos-almoços saudáveis em família? Partilha-os connosco.

"Uma das formas mais fáceis de motivares os teus filhos a desfrutar do pequeno-almoço como um momento calmo em família, é envolvê-los: deixa-os ajudar a barrar a manteiga na torrada ou a deitar o muesli e o iogurte nas tigelas."

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