Exercício físico e bem-estar: como o exercício impulsiona o desempenho mental e o bem-estar psicológico

Exercício físico e bem-estar: como o exercício impulsiona o desempenho mental e o bem-estar psicológico

Uma rotina de exercício consistente é uma parte vital de um estilo de vida saudável: é fundamental para manter a força física e a resistência. Mas conheces os benefícios do exercício físico para a saúde mental e o bem-estar geral? Não está apenas "tudo na tua cabeça." Eis o motivo pelo qual o exercício pode contribuir para o teu bem-estar psicológico e emocional.

Os treinos diários promovem o teu equilíbrio. Também atuam como alívio natural do stress, além de o desafio de alcançar novos objetivos de forma física ser motivador. Se a tua rotina preferida é ioga intercalado com impulsos de exercício cardiovascular, ou uma corrida longa ao ar livre, não há como negar que exercitar-se e transpirar é essencial para manter uma boa forma física. Mas os estudos mostram que também pode ajudar o cérebro a funcionar melhor e que é uma parte fundamental do bem-estar psicológico e emocional. Eis o motivo.

O EXERCÍCIO INTENSO IMPULSIONA A MEMÓRIA E O DESEMPENHO MENTAL
Gostas de trabalhar para alcançar um novo recorde pessoal? Ao que parece, desafiares-te um pouco mais para alcançar níveis mais elevados de aptidão física também beneficia a tua memória e desempenho mental. Recentemente, investigadores da Universidade da Colúmbia Britânica provaram que exercício aeróbico regular e intenso — do tipo que faz suar e o coração bater — aumenta o tamanho do hipocampo, a parte do cérebro que controla a memória verbal e a aprendizagem*. Portanto, para maximizar o teu desempenho no trabalho, ou para conquistar esse próximo desafio mental, o exercício intenso é teu amigo.

O EXERCÍCIO REFORÇA O EQUILÍBRIO E O BEM-ESTAR EMOCIONAL
Além de manter a tua mente e memória apuradas, os estudos revelam que uma rotina de exercício regular também contribui para o bem-estar psicológico e emocional. Num estudo, pessoas que se exercitavam mais frequentemente tinham atitudes mais positivas, menores níveis de stress e ansiedade, e melhor disposição no geral.

Para tornar o exercício ainda mais gratificante, experimenta ouvir música enquanto treinas ou forma equipa com um amigo para se manterem no caminho certo para atingir as vossas metas, enquanto desfrutam de companhia e conversa. É sabido que a motivação é sempre a chave para alcançar os objetivos.

Neste momento, é provavelmente muito clara a forte ligação entre o exercício físico regular e vigoroso e o desempenho mental e bem-estar geral. Estás pronto para intensificar a tua rotina de exercícios e aceitar o próximo nível de forma física, emocional e mental? Vai em frente.

O que te motiva a treinar: os benefícios do exercício físico para o cérebro ou para o corpo? Ambos?

"Aumentar a frequência cardíaca é bom para o teu corpo e para o teu cérebro: um estudo provou que pode melhorar a memória e o desempenho mental."

  • Url copied to clipboarb

2019 Danone Ltd. All Rights Reserved

* Activia contém culturas vivas do iogurte que são probióticos porque melhoram a digestão da lactose do produto em indivíduos com dificuldades de digestão da lactose. Deverá ser consumido integrado numa alimentação e estilo de vida saudáveis.

** Activia contém cloreto presente de forma natural, que provém de sais minerais e que contribui para uma digestão normal através da produção de ácido clorídrico no estomago. Deverá ser consumido integrado numa alimentação e estilo de vida saudável.

PT