Como rentabilizar a sua criatividade

Ser naturalmente criativa é muito útil tanto na sua vida pessoal como profissional: permite pensar de forma mais aberta, encontrar soluções para problemas aparentemente impossíveis de solucionar e confere uma sensação de originalidade a tudo o que faz. Aqui ficam algumas sugestões para tirar o maior partido do seu lado criativo no trabalho e nos seus tempos livres.

Ser criativa no trabalho

A diferença entre a imaginação e a criatividade é agir com base nas suas ideias, e não há melhor lugar para isto do que o trabalho, pois os seus colegas e clientes vão apreciar e tirar proveito do seu impulso criativo!

Certifique-se de que o seu ambiente de trabalho é propício à sua criatividade. O que é que isto implica? Uma atmosfera confortável e com muita luz irá libertar a sua imaginação. Faça pausas curtas e regulares para refrescar a mente e deixar que as ideias surjam naturalmente.

Se estiver pressionada com um prazo apertado, configure um alarme, tire o seu relógio, guarde o seu telemóvel, e avise os seus colegas que precisa de algum tempo para si. Se não estiver focada nos segundos a passar, ou alguém a olhar por cima do seu ombro, a sua mente relaxará e a sua imaginação vai assumir o controlo.

Criatividade no tempo livre

O seu tempo livre é quando a sua criatividade pode realmente soltar-se sem ter que se concentrar em projetos relacionados com o trabalho. Aproveite a sua fonte criativa sempre que tiver períodos de descanso anotando dez ideias diferentes. Estas podem estar relacionadas com qualquer coisa: desde maneiras de comemorar o aniversário de um amigo às diferentes utilizações de um clipe (um teste usado num estudo para avaliar a criatividade.) Pense nisto como um exercício de aquecimento para a sua imaginação!

Experimentar novos passatempos é uma ótima maneira de aproveitar ao máximo a sua criatividade. É quando nos deparamos com situações novas e estimulantes que as nossas mentes se desenvolvem. Atividades a experimentar podem incluir uma aula de fotografia, aprender a tocar um instrumento novo ou desafiar-se com uma receita difícil.

Falando em desafiar-se, assegure-se que não cai numa rotina no seu tempo livre, definindo desafios criativos e inspiradores. Consegue preparar um jantar delicioso apenas com cinco alimentos? Consegue desenhar todas as pessoas que viu no comboio hoje? Se apenas pudesse utilizar uma palavra para descrever cada membro da sua família, qual seria? Estes pequenos jogos restritivos forçam as nossas mentes a concentrar-se, recordar, imaginar e pensar.

Para preparar a sua mente para a criatividade, assegure-se de que dorme o suficiente todas as noites. Não dormir bem vai fazê-la sentir-se cansada e sem foco de manhã, o que não incentiva a imaginação! Uma boa noite de sono e muita hidratação constitui a receita perfeita para uma mente criativa, dentro e fora do escritório.

Sente-se inspirado? Vamos usar a criatividade!

Você também pode gostar