Como revelar o seu potencial no trabalho

É bem-sucedida no trabalho mas é importante que os seus colegas e clientes não só apreciem isso, como também vejam o seu potencial para avançar e subir. Ao conseguir o reconhecimento do seu potencial, não só estará a dar passos na sua carreira como irá descobrir que tem ainda mais motivação para lá chegar!

Esteja presente

Tanto a nível físico como intelectual é importante estar presente - e não apenas nas reuniões, mas em qualquer conversa profissional que ocorra. Se for convidada a participar numa reunião que não lhe diz diretamente respeito, faça um esforço para assistir. Só o facto de estar presente vai ser notado e apreciado. Desafie-se a fazer pelo menos um comentário em cada ocasião. Mesmo que simplesmente faça uma pergunta, ou elogie a proposta de alguém, isso irá mostrar interesse e envolvimento, que os seus colegas vão consciente (ou inconscientemente) reconhecer e admirar.

Acompanhe

Acompanhar regularmente o seu progresso (ou o de um projeto) é essencial por duas razões. Em primeiro lugar, se o cliente/colega está descontente com um aspecto do seu trabalho, saberá imediatamente e será capaz de lidar com a questão antes que esta se torne um problema. Por outro lado, se o trabalho corre bem, a sua pergunta servirá como um lembrete ao cliente/colega do seu sucesso e eficiência.

Permaneça positiva

Às vezes pode ser mais fácil dizer do que fazer, mas uma atitude positiva e entusiástica não só irá garantir que os seus colegas gostam de trabalhar consigo como também terá um efeito positivo no seu estado de espírito.

Mostre as suas competências de liderança

"Reconheça o facto de que a liderança nunca se trata da tecnologia — trata-se sempre das pessoas." (Bob Burg). De facto, a liderança gira toda à volta da gestão de pessoas. Mostre as suas competências na diplomacia e orientação tornando-se mentora de colegas mais jovens. Ao agir como um exemplo, não só vai ganhar o respeito deles, como outros colegas irão notar os seus esforços e a sua liderança natural.

Seja uma jogadora de equipa

Ser uma líder é importante quando se trata de revelar o seu potencial no trabalho. No entanto, é igualmente importante que também demonstre como trabalha bem com os outros. Reserve tempo para ouvir opiniões dos outros e evitar críticas negativas. Sempre que possível, felicite os seus colegas de equipa por sucessos coletivos, e será recordada por isso.

Use a sua criatividade

É uma pessoa naturalmente perspicaz e criativa, portanto certifique-se de que os seus colegas reconhecem isso! Encare qualquer problema como uma oportunidade de utilizar as suas competências e encontre uma solução primeiro. Às vezes, ajuda pensar de forma não convencional, e os seus esforços criativos para resolver um contratempo serão vistos como algo positivo. A sua criatividade pode também ser usada para sugestões: como melhorar o fluxo de trabalho, aperfeiçoar a eficácia ou otimizar um determinado processo, por exemplo. Ao tirar algum tempo para tornar a vida de todos mais fácil e eficiente, os seus colegas irão apreciar o seu potencial criativo.

Você também pode gostar