Como transformar um Hobby numa Carreira

Tem um hobby que poderia transformar-se numa carreira a tempo inteiro, trazendo uma mudança significativa à sua vida? 

Normalmente, os hobbies são atividades que fazemos fora da nossa ocupação regular. Estes interesses pessoais são uma distração gratificante da rotina diária; e provavelmente são algo em que somos naturalmente bons – talvez seja a fotografia, a dança, a vela, a caminhada ou a escrita.

 

Seja qual for o seu hobby, transformar essa paixão numa profissão significa que poderia passar mais dias a fazer aquilo que dá significado à sua vida. Pode não ser fácil, mas é possível.

 

Pronto para começar? Abaixo, descubra algumas estratégias sobre como transformar o seu hobby num empreendimento de excelência. 

 

Tenha objetivos claros

O salto da felicidade para o trabalho pode ser desafiante, mas ter objetivos claros em mente ajuda a definir o seu foco e esforços. Quer passar a ser o seu próprio patrão dentro de um ano? Com o tempo quer tornar-se um líder na comunidade do seu hobby? Quer inspirar mais pessoas a envolverem-se no seu hobby? Quer tornar-se o mais reconhecido especialista da sua área? Definir marcos a curto e longo prazo irá garantir-lhe que transforma as suas aspirações em ações.

 

Esteja preparado para a caminhada

As carreiras não são construídas num dia, portanto precisa de trabalhar muito no início. O seu trabalho árduo e dedicação vão valer a pena, portanto lembre-se de ser paciente e manter-se comprometida. Se precisa de alguma inspiração, basta olhar para estas mulheres inspiradoras que seguiram as suas paixões: [link para o artigo "5Mulheres Pioneiras que Mudaram o Mundo"].

 

Em primeiro lugar pergunte a si mesmo as questões desafiadoras

Naturalmente, nem todos os hobbies se podem transformar em trabalhos a tempo inteiro. Certifique-se de que pergunta a si mesmo algumas questões calculadas para assegurar que está no bom caminho para o sucesso, caso decida transformar o seu passatempo favorito na sua profissão. Comece pela pergunta mais básica, mas mais prática: Pode obter rendimentos através disto e gostaria de o fazer?

 

Faça um plano para lucrar

Se decidir transformar o seu hobby em lucro, aconselhe-se com um consultor de negócios e crie um plano de negócios concreto – seja para um trabalho em part-time lucrativo, embora a uma escala mais pequena, ou para um trabalho em full-time na a sua própria empresa.

 

...Ou transforme o seu hobby numa oportunidade de voluntariado

Ainda não está preparada para trocar de emprego mas ainda assim quer tornar o seu hobby mais profissional? Experimente ensinar numa universidade local ou faça voluntariado num programa pós-escolar. Use o tempo e experiência para aprimorar as suas competências até que se sinta confiante o suficiente para assumir um desafio maior.   

Você também pode gostar