Truques de cozinha rápida para agendas preenchidas

Truques de cozinha rápida para agendas preenchidas

Sejamos honestos: por vezes, a tua semana está tão cheia de reuniões e horários de trabalho longos, que as refeições demoradas à noite simplesmente não estão no menu. Felizmente, isto não significa que tenhas de abdicar do sabor ou da qualidade. Estes truques de preparação de pratos fáceis e rápidos de cozinhar são ótimos para quem tem uma agenda ocupada, mas também se baseiam numa cozinha saudável e deliciosa, permitindo-te obter o equilíbrio perfeito entre uma boa alimentação e eficiência.

COMPRA EQUIPAMENTO PARA ECONOMIZAR TEMPO
O primeiro passo essencial para tornar a tua cozinha mais rápida e eficiente, é investir em algumas ferramentas práticas que te ajudam a alcançar o máximo de sabor e nutrição, com preparação mínima. Estas incluem um "espiralizador" manual e descascadores em juliana, que permitem confecionar uma deliciosa e nutritiva "massa esparguete" feita de curgetes, cenouras e outros legumes frescos; um bom processador de alimentos e liquidificador para cortar, ralar, picar e fazer puré de ingredientes num instante; e algumas panelas antiaderentes de alta qualidade, que possas lavar rapidamente. Para cozinhar rapidamente como um verdadeiro profissional, é indispensável ter algumas excelentes facas e um amolador.

AO NATURAL
Uma dieta saudável inclui porções generosas de frutas e vegetais crus e não processados. Algumas receitas cruas, ideais para complementar refeições saudáveis, incluem “super saladas”—(experimenta fazer uma com todos os vegetais, frutas, frutos secos e sementes que desejares e completa com um molho de iogurte e ervas), gaspachos e outras sopas frias (o processador de alimentos e liquidificador são ideais para a tarefa), um “prato de tapas” com vegetais fatiados, húmus e peito de frango magro, ou talvez uma salada grega com pepino, cebola roxa, tomate, queijo feta e orégãos.

RECEITAS DE 10 MINUTOS NO FORNO E NO FOGÃO
Há vários pratos fáceis e rápidos de cozinhar, feitos no forno e no fogão, que podem ser confecionados em até 10 minutos ou menos. Experimenta envolver filetes de salmão fresco com espargos e óleo de sésamo em papel de alumínio, e assar tudo junto. Para um salteado rápido e saboroso, cozinha brócolos, ervilhas e repolho cortado grosseiramente num wok, junta alguns pedaços de frango magro ou tofu, e tempera com molho de soja. Uma omeleta simples com cogumelos picados, um pouco de queijo parmesão ralado e salsa fresca é também uma opção rápida e deliciosa. Serve com uma salada a acompanhar.

CONGELAR REFEIÇÕES SAUDÁVEIS COM ANTECEDÊNCIA
Durante períodos menos ocupados, prepara grandes quantidades de pratos fáceis de congelar, como lasanha, sopa de feijão e vegetais, panados de salmão, ou enchiladas de galinha e congela-os em recipientes de plástico. Assim, durante semanas mais complicadas, poderás cozinhar rapidamente estas refeições saudáveis. Para preservar o máximo de sabor e vitaminas, o ideal é servir as refeições congeladas até uma semana após terem sido cozinhadas.

PÕE AS TUAS HABILIDADES DE GESTÃO DE TEMPO A RENDER
Aplica as tuas habilidades de gestão de tempo e de definição de metas à cozinha rápida: se tiveres o objetivo claro de passar mais tempo com a família ou de desfrutar de outras atividades à noite, e passar menos tempo na cozinha, terás motivação extra para otimizar a tua cozinha e os teus hábitos de culinária.

PENSA EM COZINHAR COMO MEDITAÇÃO
Mesmo quando apenas demora 10 minutos, cozinhar pode ser uma ótima maneira de reequilibrar a tua mente e recarregar as baterias após um longo dia, para estares pronto a abraçar novos desafios no seguinte. Pensa na preparação de refeições como uma espécie de meditação — desde fatiar os vegetais a acertar na combinação de sabores — e torna-a uma parte da tua demanda por uma vida mais equilibrada.

Partilha connosco as tuas ideias e truques de cozinha rápida e fácil: o que é que cozinhas?

“Quais são as tuas receitas favoritas para cozinhar rapidamente refeições saudáveis?”

  • Url copied to clipboarb

2019 Danone Ltd. All Rights Reserved *** Em comparação com Activia Líquido de Fruta, não magros

* Activia contém culturas vivas do iogurte que são probióticos porque melhoram a digestão da lactose do produto em indivíduos com dificuldades de digestão da lactose. Deverá ser consumido integrado numa alimentação e estilo de vida saudáveis.

** Activia contém cloreto presente de forma natural, que provém de sais minerais e que contribui para uma digestão normal através da produção de ácido clorídrico no estomago. Deverá ser consumido integrado numa alimentação e estilo de vida saudável.

PT